sábado, 26 de março de 2011





O que é a Cromoterapia?
Cromoterapia é a prática da utilização das cores na cura de doenças, a partir do entendimento de que cada cor possui uma vibração específica e uma capacidade terapêutica. A Cromoterapia consta da relação das principais terapias alternativas ou complementares reconhecidas pela OMS em 1976, de acordo com a Conferência Internacional de Atendimentos Primários em Saúde de 1962, em Alma-Ata.
Define-se também a Cromoterapia como a ciência que utiliza as cores do Espectro Solar para restaurar o equilíbrio físico-energético em áreas do corpo humano atingidas por alguma disfunção. Ela fundamenta-se em três ciências: Medicina (A arte de curar); Física (Ciência que estuda as transformações da energia, em especial no capítulo dedicada à natureza da luz: sua origem no espectro eletromagnético e seus elementos, como comprimento de onda, freqüência e velocidade); e Bioenergética (Ciência que demonstra a existência do corpo bioenergético, analisando a energia vital).
História
Conforme pesquisas de Paul Galioughi, autor de “La Médicine des Pharaons”, no antigo Egito já haviam sacerdotes-médicos que tratavam os doentes com as cores, utilizando-se de flores e pedras preciosas.
Diz-se que a Cromoterapia nasceu no antigo Egito; adormeceu milênios; e ressurge como uma Medicina-energética, assim como a Homeopatia e a Acupuntura. Mas foram várias as civilizações antigas além da egípcia que fizeram uso das cores para tratamento de saúde, entre elas a grega, a indiana, a chinesa, por exemplo.
Na Grécia muitos filósofos-médicos aborveram o conhecimento da ciência médico egípcio, com os sacerdotes-médicos. Já na China e na Índia as propriedades das cores estavam relacionada à Mitologia e à Astrologia.
As Cores
Isaac Newton no século XVII conseguiu descobrir as cores do arco-íris friccionando um prisma. O cientista alemão Johann Wolfgang von Goethe, no século XVIII, pesquisou durante cerca de 40 anos as cores e descobriu que o vermelho tem propriedade estimulante no organismo, o azul acalma, o amarelo provoca sensações de alegria, e o verde é repousante. Esses efeitos são mais ou menos intensos, dependendo da tonalidade usada. 
As 7 cores do Espectro são:
o    VERMELHO
o    LARANJA
o    AMARELO
o    VERDE
o    AZUL
o    ANIL
o    VIOLETA
Técnicas de Cromoterapia
Com o uso das cores, a Cromoterapia busca o equilíbrio do fluxo energético para tratar de uma causa física, a fim de eliminar a dor e restabelecer a saúde.
Técnica da Luz do Espectro Solar
Para essa técnica utiliza-se uma garrafa (copo ou recipiente de vidro transparente), e nesta, coloca-se água potável, envolvendo-a com papel colorido (na cor recomendada conforme tabela de tratamento).
Deixe a garrafa em exposição ao sol por no mínimo 4 horas, para que a água possa ser carregada com a energia solar refletida pelo papel colorido.
Deverão ser tomados dois copos de água carregada ao dia, sendo um pela manhã, em jejum, e o outro à noite antes de dormir. A duração desta técnica de tratamento se estende até a melhora do sintoma.
Técnica da Luz de Lâmpadas Coloridas
Nessa técnica são utilizados um bastão com bocal para lâmpada e uma lâmpada de 25 Watts com a cor escolhida para tratamento.
Por um período de 5 minutos de exposição aplique a técnica -em movimentos circulares, sentido horário, numa distância de 5cm da pele. Esta técnica deve ser realizada uma vez ao dia, até o desaparecimento dos sintomas.
o    Aplicação da luz azul para problema muscular
o    Aplicação de luz amarela para tratamento do fígado
o    Luz azul no tratamento das articulações
o    Luz verde para infecções
o    Alimentação Natural
Técnica da Mentalização das Cores
Se você tiver uma certa facilidade em visualizar mentalmente as cores do espectro, poderá ser feita essa mentalização no respectivo local ou órgão pelo prazo de 30 segundos, duas vezes ao dia.
Outras Técnicas
Alimentação Natural
Como coadjuvante do tratamento, a alimentação natural tem importância na harmonização do nosso sistema. Devem ser selecionados alimentos que possuam sua cor relacionada com o seu tratamento Cromoterápico. Exemplo: a pessoa que estiver em um tratamento com a cor amarela, deve procurar ingerir mais alimentos com essa tonalidade.
Contato com a Natureza 
Como o corpo físico está estritamente ligado ao nosso campo mental, faz-se necessário que esvaziemos a mente do estresse diário para tanto, o contato com a natureza é uma fonte benéfica para a tranquilização da mente e harmonização do corpo.
o    Vermelho: Ativador da circulação e sistema nervoso (não utilizado)
o    Rosa forte: Age como desobstruidor e cauterizador das veias, vasos e artérias e eliminador de impurezas no sangue
o    Rosa: Ativador, acelerador e eleminador de impurezas do sangue
o    Laranja: Energizador e eliminador de gorduras em áreas localizadas
o    Amarelo forte: Fortificante do corpo, age em tecidos internos
o    Amarelo: Reativador, desintegrador de cálculos, purificador do sistema e útil para a pele
o    Verde forte: anti-infeccioso, anti-séptico e regenerador
o    Verde: Energia de limpeza, vaso-dilatador e relaxante dos nervos
o    Azul forte: Lubrificante das juntas e articulações
o    Azul: Sedativo, analgésico, regenerador celular dos músculos, nervos, pele e aparelho circulatório
o    Índigo: Anestésico, coagulante e purificador da corrente sanguínea. Limpa as correntes psíquicas
o    Violeta: Sedativo dos nervos motores e sistema linfático, cauterizador das infecções e inflamações
Referências
o    Site Cromoterapia: <www.cromoterapia.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário